Folha de S. Paulo


Sem chuva em SP, reservatórios do Cantareira caem para menos de 10%

Após mais um dia sem chuva, o nível dos principais reservatórios que abastecem a Grande São Paulo voltou a cair nesta quinta-feira (20). De acordo com dados da Sabesp, o Cantareira opera com 9,9% de sua capacidade, já incluída a segunda cota do volume morto. Na quarta-feira (19) ele estava em 10%, uma queda de 0,1 ponto percentual.

Neste mês, o sistema recebeu 90,2 mm de chuva, o equivalente a 56% da média histórica de novembro (161,2mm).

Também em situação crítica, o reservatório Alto Tietê registrou queda e está em 6,5%. Ele perdeu 0,2 ponto percentual de quarta para quinta-feira. Já o Guarapiranga, que estava em 33,7%, passou para 33,3%.

O sistema que registrou a maior queda foi o Rio Claro, que perdeu 0,8 ponto percentual, chegando a 34%. O Rio Grande opera com 64,6% de sua capacidade (queda de 0,2 ponto percentual) e o Alto Cotia está em 28,6% (menos 0,1 ponto percentual).

PREVISÃO DO TEMPO

A queda no nível dos reservatórios deve ter algum alívio apenas a partir de sábado, com a chegada de uma frente fria à região da Grande São Paulo.

"A tendência é que no final de semana chova forte e de forma generalizada, atingindo também o Cantareira", afirmou o meteorologista Thomaz Garcia, do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão da Prefeitura de São Paulo. O domingo (23) deve ser chuvoso, com diminuição do calor, disse Garcia.

Para esta sexta-feira (21), a previsão é que a capital paulista tenha tempo parcialmente nublado com chuvas isoladas, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Segundo o CGE, há potencial para chuva forte, mas de curta duração.

O dia deve ser de calor em São Paulo. A máxima prevista é de 32ºC. Já a mínima é de 19ºC, de acordo com o Inmet.


Endereço da página:

Links no texto: