Folha de S. Paulo


Após passeatas em vias importantes, manifestações terminam no centro de SP

Duas manifestações causaram problemas em vias importantes da região central e leste de São Paulo na noite desta quinta-feira. Ambas se encerraram no centro, por volta das 21h20.

A primeira, organizada pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), do Juntos! (juventude do Psol) e outros movimentos sociais se reuniram na avenida Paulista e caminharam por cerca de 3 km até a praça Roosevelt. O tentente-coronel da Polícia Militar que comanda a operação, José Eduardo Bexiga, afirmou que cerca de 10 mil pessoas participam do ato e 300 policiais estão na região. De acordo com o MTST, aproximadamente 20 mil pessoas estão na manifestação.

O protesto visava se opor a uma manifestação anterior, também na av. Paulista, realizada por eleitores anti-Dilma descontentes com o resultados das eleições. Na ocasião, os presentes pediam o impeachment da presidente e exibiam cartazes favoráveis à intervenção militar.

Outro grupo de cerca de 50 manifestantes, segundo a PM, fechou a Radial Leste durante um protesto contra a crise da água na noite desta quinta-feira (13) no Tatuapé, na zona leste de São Paulo. O protesto foi organizado pela FIP (Frente Independente Popular), UV (Unidade Vermelha) e Base Popular.

A manifestação começou por volta das 19h, quando o grupo fechou a rua Tuiuti, ao lado da estação Tatuapé do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Enquanto eles seguiam pela via, comerciantes fechavam as lojas temendo possíveis prejuízos.

Eles seguiram pela rua Padre Adelino e depois fecharam a Radial Leste, onde continuaram a passeata no sentido centro até a praça da Sé. O trajeto feito pelo grupo somou cerca de 6,5 km.

Ambas as manifestações ocorreram de forma pacífica e foram acompanhadas pela Polícia Militar desde o início.


Endereço da página:

Links no texto: