Folha de S. Paulo


Governo de SP faz parceria para criar bairro sustentável em Cubatão

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), empresa do governo estadual, quer transformar o bairro Cota 200, em Cubatão (a 56 km de São Paulo), numa região sustentável. A instituição assina nesta quarta-feira (12) um acordo de cooperação com o Advancity, polo de tecnologia francês especializado em ecologia urbana.

Segundo a Embaixada da França, a intenção do projeto é implantar no bairro soluções de sustentabilidade com o apoio da Île-de-France (região administrativa onde fica Paris) e de empresas francesas.

Construção sustentável, reutilização da água, reciclagem de materiais e aplicação de energias renováveis são algumas das medidas previstas para o Cota 200, uma área histórica de ocupação irregular na Serra do Mar. A ideia é não deslocar a comunidade local.

Moacyr Lopes Junior - 5.nov.2009/Folhapress
Ao lado da rodovia Anchieta, bairro Cota 200 será transformado em bairro sustentável
Ao lado da rodovia Anchieta, bairro Cota 200 será transformado em bairro sustentável

"A Secretaria resolveu fazer essa parceria porque eles têm muito conhecimento em planejamento urbano. Será uma troca de experiências", afirma Wania Torres, da comunicação da Secretaria da Habitação.

O acordo será assinado durante a Fimai (Feira Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade), que acontece entre esta quarta e sexta-feira (13). A medida, no entanto, é apenas um acordo de intenções para que o projeto seja desenvolvido.

PARCERIA

A parceria entre a Île-de-France e o Estado de São Paulo começou em dezembro de 2013, quando o governador Geraldo Alckmin e o presidente da região francesa, Jean-Paul Huchon, assinaram um primeiro protocolo de intenções.

A partir daí, os dois governos passaram a realizar iniciativas em cooperação nas áreas de transporte, moradia, energia, despoluição e saneamento.


Endereço da página: