Folha de S. Paulo


Manifestação fecha avenida na zona leste; via já foi liberada

Uma manifestação contra reintegração de posse reuniu cerca de cem pessoas na manhã desta segunda-feira (3). O grupo chegou a interditar completamente a avenida Jacu-Pêssego, zona leste de SP, mas a via já foi liberada.

O protesto terminou após a PM disparar bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes. Segundo os manifestantes, a PM também usou balas de borracha. A remoção de 380 famílias que vivem no terreno está prevista para esta terça (4).

Os moradores dizem que o protesto era pacífico e a via estava liberada quando começaram os disparos. Pelo menos seis pessoas afirmam ter sido feridas por balas de borracha.

Em 24 de outubro, a Justiça de SP proibiu, em decisão provisória, que a PM use balas de borracha em protestos. A PM afirmou que "atende a procedimentos operacionais padrão" e que não foi notificada formalmente da decisão.

Segundo a defesa da empresa proprietária do terreno, a decisão judicial é de julho e os moradores estão cientes da reintegração de posse desde então.

Por causa do bloqueio, duas linhas de ônibus precisaram ser desviadas - a 354M/10, Terminal São Miguel ao Terminal São Mateus, e a 3722/10, Cohab José Bonifácio ao Metrô Penha, informou a SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal).

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), às 7h30 a capital registrava 78 km de lentidão nas vias monitoradas o que representa 9% dos 868 km monitorados. O trânsito está abaixo da média para o horário que é de 10,6%.

A pior região é a zona oeste com 28 km de lentidão.


Endereço da página: