Folha de S. Paulo


Próximos três meses devem ter chuva dentro da média na região Sudeste

O volume de chuva nos meses de novembro, dezembro e janeiro deverá ficar dentro da média histórica no Sudeste.

A conclusão foi feita a partir de uma reunião mensal do Ministério da Ciência e Tecnologia que envolve institutos como o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Segundo o relatório, apesar do atraso do período chuvoso nesse ano, a partir de novembro, as chuvas voltarão a ser constantes no Centro-Oeste e Sudeste do país.

A previsão deve ajudar a amenizar a crise de abastecimento pela qual vive o Estado de São Paulo e parte do Estado de Minas Gerais.

O Sistema Cantareira, por exemplo, o maior da Grande São Paulo estava nesta sexta-feira (31) em 12,4%, já incluindo a segunda cota do volume morto (porção de água que fica abaixo da tubulação de captação).

Na região Sul do país, a previsão para os próximos meses é de chuva acima da média. Já no norte dos Estados do Pará, Amazonas, além de Roraima e Amapá, a previsão é de chuvas abaixo da média histórica.

TEMPERATURA

O mesmo relatório indicou que as temperaturas deverão ser ligeiramente acima da média histórica em todas as região do país.


Endereço da página: