Folha de S. Paulo


Prêmio de mobilidade urbana é entregue a sete projetos em São Paulo

O Prêmio Mobilidade Minuto foi entregue na noite de quarta-feira (29) no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, aos projetos de mobilidade vencedores em sete categorias. O prêmio é concedido pelo Instituto Cidade em Movimento. A Folha é parceira da iniciativa.

Eleito por votação popular, o movimento Maio Amarelo busca chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito e propõe mudanças para melhorar a segurança viária.

Na categoria organização comunitária e do trabalho, o vencedor foi a empresa Dress Me Up!, um estacionamento de bicicletas próximo à avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini que oferece vestiário com chuveiro a R$ 12 por dia.

O projeto Caminho Escolar de Paraisópolis, vencedor da categoria qualidade do espaço público na mobilidade, é desenvolvido na favela de São Paulo para melhorar a rota das crianças até os colégios.

O projeto conta com um "walking bus" (ônibus a pé), no qual grupos de até 25 crianças acompanhadas de dois adultos vão à escola como se estivessem em um trajeto de ônibus.

Na categoria tecnologia e comunicação, o vencedor foi o site Bike It, de São Paulo, um mapa colaborativo que busca estimular a relação entre ciclistas e a cidade.

O vencedor da categoria modos não motorizado foi o Ecolivery Courrieiros, projeto de delivery em bicicletas.

Um dos colaboradores da iniciativa, Marlon Moreira, morreu atropelado na avenida Paulista, na última segunda-feira (27).

Que Ônibus Passa Aqui, projeto de sinalização dos pontos de ônibus em Porto Alegre, venceu na categoria transporte coletivo.

Na categoria transporte particular, o vencedor foi o Caronetas "" Caronas Inteligentes, site colaborativo no qual a carona é recompensada com pontos que dão direito à troca por produtos e serviços.

As sete propostas vencedoras do prêmio serão difundidas pelo Instituto Cidade em Movimento.


Endereço da página: