Folha de S. Paulo


Semelhança de história de Suzane com série inspira cartazes na internet

A história de Suzane von Richthofen parece um roteiro pronto para ser filmado. Exceto que ele já foi produzido para as telas: chama-se "Orange is the New Black", trata de uma moça de família abastada que se transforma na cadeia e está no serviço de vídeos on-line Netflix.

A semelhança vai além da loirice comum a Suzane e Taylor Schilling, atriz que interpreta a presidiária Piper Chapman. A sensação é que a penitenciária de Tremembé é uma "festa do amor" tão grande ou maior que a fictícia prisão da série.

A comunidade on-line notou o potencial da notícia publicada pela Folha nesta terça (28) e logo tratou de criar cartazes da série estrelados pela criminosa brasileira. Em alguns casos, sugeriu atores para um eventual filme (Deborah Secco viveria Suzane, na boa ideia do site de humor "Morri de Sunga Branca").

"Orange", que já rendeu duas temporadas, é inspirada no livro autobiográfico de Piper Kerman (Chapman, na série), uma jovem de classe média condenada por transportar drogas para uma quadrilha internacional.

Na cadeia, conheceu mulheres com todo tipo de história e reencontrou a ex-namorada traficante. Além de, claro, despertar amores e antagonismos e de descobrir –como parece ser o caso de Suzane, segundo agentes penitenciários– uma incrível capacidade de persuadir.

As personagens da série, no entanto, estão presas por crimes menos graves do que Suzane e suas colegas: roubo, fraude, protesto político, tráfico em pequena escala.

E se a brasileira virou pastora, a heroína fictícia tem uma evangélica como principal adversária.

Além disso, não há, em "Orange" ou na prisão nos EUA, uma "ala das casadas" como em Tremembé. Namoradas (e nem tanto) se viram com sexo quando dá –ao menos, é o que disse Catherine Cleary Wolters, a ex-namorada de Piper na vida real, à revista "Vanity Fair".

Mais realista parece ser a necessidade das presas de, em busca de conforto e proteção, firmarem laços. Permanentes ou de ocasião.


Endereço da página:

Links no texto: