Folha de S. Paulo


Com novo ataque, Santa Catarina tem 44 ônibus incendiados em um mês

Mais um ônibus foi atacado por criminosos na noite desta segunda-feira (27) em Santa Catarina. Com isso, o Estado já contabiliza 115 ataques desde 26 de setembro, que resultaram na destruição de 44 coletivos, além de ataques a bases da polícias, carros e casas de agentes de segurança, entre outros.

O último ataque aconteceu por volta das 23h30 de segunda, na rua Jarivatuba, em Joinville. Segundo a polícia, um ônibus da empresa Gideon foi abordado por dois homens armados e encapuzados. Eles mandaram o motorista descer, despejaram gasolina e colocaram fogo no veículo. A dupla fugiu do local e ainda não foi identificada.

O Estado não registrava novos ataques desde a última quinta-feira (23), quando a casa e dois carros de um cabo da PM foram atingidos por tiros na cidade de Palhoça.

Também na quinta, a Polícia Civil informou que indiciará 80 pessoas pela onda de ataques. O secretário estadual da Segurança Pública, Cesar Grubba, disse que a motivação dos ataques é "a repressão ao crime organizado". "Isso [atentados] se deve ao combate efetivo da nossa polícia a essa criminalidade."

Desde 26 de setembro, a Polícia Militar registrou ocorrências em 32 cidades de Santa Catarina. A frequência dos ataques diminuiu desde 4 de outubro, com a chegada ao Estado da Força Nacional de Segurança e a transferência de 20 presos suspeitos de serem os mandantes dos ataques à penitenciária federal de Porto Velho (RO).

Guto Kuerte - 30.set.14/Agência RBS/Folhapress
Polícia Civil indicia 80 pessoas por onda de ataques em Santa Catarina
Joinville registra novo ataque a ônibus, polícia indiciou 80 pessoas por onda de ataques no Estado

Endereço da página:

Links no texto: