Folha de S. Paulo


Pesquisa aponta quais erros os motoristas mais cometem no trânsito

Os motoristas estão plenamente preparados para dirigir com segurança?

A julgar pelos resultados de uma pesquisa inédita da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), a resposta é negativa.

Para identificar quais erros são mais comuns ao volante, a entidade submeteu 222 condutores a um simulador de direção e analisou o comportamento deles em oito situações de risco, como a presença de pedestres na via ou uma ultrapassagem em estrada.

Em nenhuma situação o índice de acertos foi total. Os melhores desempenhos foram nos exercícios de entrada em uma rodovia. Os piores, nos testes que mediram o respeito aos pedestres.

Os condutores também responderam a dez perguntas sobre atitudes no trânsito, como o uso do celular. Novamente, ficaram devendo no respeito à faixa de pedestres.

"Os resultados são representativos do que vemos nas ruas", diz Luiz Carlos Néspoli, superintendente da ANTP.

Os pedestres são as maiores vítimas do trânsito. Na cidade de São Paulo, eles representaram 45% das mortes no ano passado, conforme a CET.

Segundo Néspoli, a pesquisa mostra também que os motoristas tendem a errar menos quando eles próprios correm risco. "Quando o risco é para o outro, que é o caso do pedestre, a atitude é diferente."

A socióloga Cristina Borges, que coordenou o estudo, aponta ainda que os condutores foram melhor no questionário do que no simulador, e que motoristas com mais tempo de habilitação erraram menos. "Ou seja, o discurso foi melhor que a prática e a experiência faz diferença."

A pesquisa foi feita na capital em parceria com as empresas Porto Seguro e Lander.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: