Folha de S. Paulo


Troca de 'tag' antigo do Sem Parar atinge modelos instalados até 2012

Os "tags"do Sem Parar (equipamento de pedágio eletrônico) que deverão ser trocados por um novo modelo são aqueles instalados até 31 de dezembro de 2012. Depois dessa data, a venda dos dispositivos com tecnologia de 5,8 GHz foi proibida pela Artesp (agência de transportes de SP).

A troca, gratuita, deveria ocorrer até o dia 7, mas foi adiada. Na central de atendimento, o Sem Parar informa que os clientes atingidos pela troca serão convocados até o fim do ano e terão que usar dois "tags", pois o modelo antigo é usado em estacionamentos.

Desde 2013, a STP passou a instalar dois "tags" nos veículos dos clientes, sob o argumento de que a nova tecnologia não funciona em estacionamentos de shoppings, por exemplo –que não são regulados pela Artesp. Mas quem tinha só o "tag" antigo não foi chamado para receber um novo dispositivo.

"Para não prejudicar os usuários que ainda utilizam tags' da tecnologia anterior está em fase final de negociação entre Artesp e Sem Parar um novo cronograma para substituição dos equipamentos restantes. Os usuários serão comunicados em tempo hábil", afirma a agência.

Com a troca de tecnologia, a intenção do governo é abrir caminho para a implantação do pedágio por quilômetro rodado, que hoje funciona de forma experimental em trechos de quatro rodovias.


Endereço da página: