Folha de S. Paulo


Anvisa vai apurar propaganda de cigarro em festas

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou, nesta quarta-feira (22), que vai investigar denúncias de que promotores de eventos e fabricantes de cigarro realizam "atividade promocional de produtos derivados do tabaco".

Segundo informou a Folha, no domingo (19), banners do Marlboro estavam espalhados por ambientes de uma festa para jovens realizada na cidade de São Paulo, no dia 7 de outubro.

"A propaganda ou qualquer outra estratégia de promoção comercial de cigarros é proibida no Brasil", diz a Anvisa em nota divulgada nesta quarta. "Do ponto de vista da saúde pública, a utilização de estratégias de marketing deste tipo são uma ameaça, pois buscam atrair o público jovem para a iniciação e estímulo do consumo de fumígenos."

A única propaganda permitida, hoje, por lei no Brasil é a exposição dos maços do cigarro nos pontos de vendes, acompanhados das mensagens de alerta à saúde.

A agência informou que a investigação será feita junto com as vigilâncias estadual e municipal, e que a apuração pode render multa para a empresa fabricante e os organizadores do evento.

Procurada, a fabricante do Marlboro disse cumprir "rigorosamente" a legislação vigente.

"A Philip Morris Brasil esclarece que as ações de comunicação realizadas são voltadas apenas e tão somente a adultos fumantes, sendo que as mesmas têm como único objetivo informar as características do produto e estabelecer a diferenciação entre os mesmos."


Endereço da página:

Links no texto: