Folha de S. Paulo


Chuva forte atenua incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no RJ

O incêndio que castigava o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na região serrana do Rio, desde o dia 7 deste mês, começou a ceder após uma forte chuva que atingiu a região na noite de domingo (19).

De acordo com os bombeiros, os focos de incêndio estavam em áreas de difícil acesso, por isso os bombeiros tinham dificuldade de combatê-los.

"Os incêndios caminham hoje para a extinção, mas para afirmar que o fogo está controlado ainda é necessário fazer sobrevoos de monitoramento nos horários mais quentes do dia, que irão acontecer hoje à tarde", disse o coordenador de Emergências Ambientais do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Christian Berlinck.

Reprodução
Chuva forte ameniza incêndio de grandes proporções no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro
Chuva forte ameniza incêndio de grandes proporções no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) inclui os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. Até agora 1.550 hectares de área com vegetação nativa de mata atlântica já foram atingidos pelo fogo.

Ainda não se sabe exatamente o impacto sofrido pelo ambiente. Estuda-se fechar a Travessia Petrópolis-Teresópolis para permitir uma melhor regeneração da mata.


Endereço da página: