Folha de S. Paulo


Prefeitura começa a fazer ciclovia em ponte e alça de acesso na marginal

Danilo Verpa/Folhapress
Ciclovia na ponte da Casa Verde foi pintada no último final de semana
Ciclovia na ponte da Casa Verde foi pintada no último final de semana

A Prefeitura de São Paulo começou neste fim de semana a fazer as ciclovias nas pontes das marginais Tietê e Pinheiros. A alça de acesso da ponte da Casa Verde, na zona norte de São Paulo, foi a primeira a receber a pintura para a faixa exclusiva de bicicletas.

A obra foi feita durante o final de semana até a madrugada desta segunda-feira (20), mas ainda não foi concluída.

De acordo com a prefeitura, 12 das 28 pontos terão ciclovias até o fim de 2015. Dez ficarão na marginal Tietê, como a Aricanduva, Cruzeiro do Sul e a do Limão. Na marginal Pinheiros, serão feitas só duas, nas pontes Vitorino Goulart da Silva e Jurubatuba, ambas na zona sul.

O projeto custará R$ 6 milhões aos cofres municipais. Quatro das pontes precisarão apenas de pinturas no asfalto. Em outras oito, serão realizadas obras viárias.

As faixas ocuparão, em alguns casos, o canteiro central. Em outros, ficarão nas laterais das pontes, por onde atualmente passam pedestres. Nesses casos, segundo a prefeitura, poderá ser construída uma espécie de anexo na estrutura para abrir espaço aos transeuntes.

O número de faixas para carro não deve ser reduzido, mas o tamanho delas, sim. A prefeitura não detalhou os locais onde isso vai ocorrer nem o tamanho da redução.

A gestão estuda instalar faixas para ciclistas em outros elevados das marginais, como as pontes Cidade Jardim e Cidade Universitária (zona oeste), mas ainda não há data para que o projeto saia do papel.

A gestão Haddad promete entregar, até o fim do próximo ano, 400 km de ciclovias.

De acordo com pesquisa Datafolha realizada em setembro, as faixas são aprovadas por 80% dos entrevistados. Comerciantes e moradores, no entanto, reclamam de que não foram consultados.


Endereço da página: