Folha de S. Paulo


Chuva com vendaval derruba árvores e provoca estragos no Paraná

A Defesa Civil municipal de Curitiba (PR) registrou 12 quedas de árvores e três destelhamentos provocados por um temporal na tarde deste domingo (19).

A chuva começou por volta das 14h e continuou durante toda a tarde. Não há registro de feridos nem desabrigados.

Segundo informações da prefeitura, semáforos pararam de funcionar nos bairros Rebouças, Água Verde e no centro. Na rua João Bley Filgo, na Linha Verde, um poste caiu e interditou a pista.

A ventania chegou a atingir 60 km/h. Até o início da noite, choveu 24 milímetros na cidade.

Na sexta-feira (17), um temporal provocou estragos em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba.

Segundo a Defesa Civil Estadual, 3.600 casas foram danificadas e 110 mil pessoas foram afetadas. Desse total, 45 ficaram desabrigadas e 100 desalojadas na sexta-feira, mas, já no fim de semana, conseguiram abrigo na casa de parentes, amigos ou puderam voltar para suas casas.

O caso mais grave ocorreu na antiga sede do Hospital Nossa Senhora do Rocio, onde 400 pacientes tiveram de ser transferidos com urgência para a nova sede, que foi inaugurada recentemente.

A chuva de 20 minutos, acompanhada de granizo, estragou a cobertura do local, permitindo que a água entrasse no edifício.

Outras sete unidades de saúde foram danificadas pelo temporal.

O prefeito Affonso Portugal Guimarães (PT) prepara o decreto de situação de emergência. O documento deve ser assinado no início da semana.


Endereço da página: