Folha de S. Paulo


Interior de SP registra temperaturas superiores a 40ºC e recordes de calor

Ao menos sete cidades do interior de São Paulo registraram temperaturas superiores aos 40ºC nesta terça-feira (14), segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Alguns municípios não superaram o índice, mas mesmo assim atingiram novos recordes de calor, como São Simão e Franca.

A temperatura mais elevada do Estado foi registrada em Valparaíso, com 40,6ºC. Em seguida estão a de Lins (40,5ºC), Barretos (40,3ºC), Pradópolis (40,2ºC), Barra Bonita (40,1ºC) e José Bonifácio (40ºC). Em todos esses casos, as temperaturas desta terça correspondem a mais elevada desde o início da medição no local, que varia entre 2006 e 2010.

A cidade de Ribeirão Preto não possui estação do Inmet, mas a medição feita no aeroporto do município chegou a registrar 40,2ºC, segundo o instituto.

Já nas cidades de São Simão e Franca foram quebrados os recordes de temperatura máxima dos últimos 53 anos, ou seja, desde o ano da abertura das estações em 1961. Em São Simão a máxima foi de 39,5°C , superando os 39,2°C de outubro de 2012; e em Franca a máxima alcançou 36,2°C, superando o recorde de 35,6°C registrado nesta segunda (13).

A umidade do ar também ficou bastante baixa no interior do Estado nesta terça. Segundo os dados do Inmet, cidades como Lins, Valparaíso, Pradópolis e Barretos registraram 12% de umidade do ar. Franca e Barra Bonita tiveram índices bem parecidos, com 14% e 13%, respectivamente. O deserto do Saara registra em média umidades entre os 10% e 15%.

CAPITAL PAULISTA

Apesar das temperaturas elevadas e do tempo seco registrado no interior do Estado, a capital paulista teve nesta terça um tempo mais ameno que o registrado no dia anterior. As temperaturas ficaram em torno dos 30,8ºC e a umidade mais baixa foi de 35%, registrada no final da tarde.

Na segunda, a cidade de São Paulo chegou a registrar 35,9°C, no mirante de Santana (zona norte), onde fica a estação do Inmet. Esta foi a quarta maior temperatura de 2014, igualando o valor registrado em 1º de fevereiro.

Esta quarta-feira (15) deverá ter céu parcialmente nublado e temperaturas mais baixas do que os últimos dias. O calor forte volta a partir de quinta-feira (16), com ápice na sexta e sábado. Nesses dias, as temperaturas deverão se aproximar do recorde para a cidade de São Paulo, registrado em 20 de janeiro de 1999, com 37°C

Edson Silva/Folhapress
Termômetro de rua marca 42ºC de temperatura na região central de Ribeirão Preto
Termômetro de rua marca 42ºC de temperatura na região central de Ribeirão Preto

ESTADO DE ATENÇÃO (umidade relativa do ar entre 20 e 30%)
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e as 15h;
Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
Consumir água à vontade.

ESTADO DE ALERTA (entre 12% a 19%)
Observar as recomendações do estado de atenção;
Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre as 10h e 16h;
Evitar aglomerações em ambientes fechados;
Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

ESTADO DE EMERGÊNCIA (abaixo de 12%)
Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre as 10h e 16h como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;
Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre as 10h e 16h;
Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais.


Endereço da página: