Folha de S. Paulo


Bombeiros enviam equipe por terra para conter fogo na serra da Cantareira

O Corpo de Bombeiros enviou uma equipe a pé até a serra da Cantareira para tentar conter as chamas que atingem o local desde a noite de segunda-feira (13).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, há apenas focos de incêndio e ainda não dá para calcular qual o tamanho da área atingida.

O incêndio teria começado no município de Guarulhos e se espalhado, na direção oeste, no sentido da zona norte de São Paulo e de Mairiporã.

Na noite de segunda-feira, os bombeiros não foram até o local por conta da dificuldade de acessar a mata. A área de mata fechada dificulta o trabalho dos bombeiros por terra.

O trabalho de controle das chamas conta desde segunda-feira com o apoio do helicóptero da PM que capta água de reservatórios e açudes da região do incêndio.

A região é a mesma em que ficam os reservatórios do sistema Cantareira, que abastece praticamente metade da Grande São Paulo e que passa por sua maior crise de abastecimento.

O equipamento canadense usado pelo helicóptero da PM tem capacidade para lançar 545 litros de água na floresta a cada lançamento.

Durante a noite, o helicóptero teve que suspender a operação, devido à baixa visibilidade. Os trabalhos foram retomados na manhã desta terça-feira.

O clima dos últimos dias faz com que os incêndios se proliferem com facilidade na vegetação seca.

Segundo os bombeiros, o Estado de São Paulo tem, em média, uma ocorrência de incêndio em vegetação a cada oito minutos e meio.

Reprodução/GloboNews
Incêndio na Serra da Cantareira em São Paulo
Incêndio atinge área de mata na Serra da Cantareira, em São Paulo

Endereço da página: