Folha de S. Paulo


Cumbica centraliza 80% dos voos internacionais em novo terminal

O aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, vai centralizar todos os voos internacionais de longa distância no terminal 3. O processo será concluído até o fim desta semana, quando a TAM e a LAN irão transferir todas suas operações para o espaço inaugurado no começo deste ano.

A mudança das últimas companhias começou a ser feita nesta quarta-feira (8). Agora todos os voos com destino para a América do Norte e Europa terão o check-in e o desembarque feito no terminal 3. Antes os procedimentos eram feitos pelo terminal 1.

Com a transferência de todas as operações internacionais de longa distância para o terminal 3, o espaço deverá receber cerca 10 milhões de passageiros até o final do ano – 80% dos voos internacionais.

Zanone Fraissat/Folhapress
Terminal 3 de Cumbica concentra 80% dos voos internacionais
Terminal 3 de Cumbica concentra 80% dos voos internacionais

O servidor público Leonardo Rassi, 36, disse que foi pego de surpresa com a alteração. "Só fiquei sabendo quando peguei a transferência do hotel para cá, pois ouvi algumas pessoas comentando. Mas, foi tranquilo", disse.

Outro passageiro que não quis se identificar, no entanto, disse que sentiu dificuldades. Ele iria embarcar para Miami, nos Estados Unidos, em um voo da TAM e foi até o terminal 1 para tentar despachar a bagagem.

"O voo que eu vim para São Paulo atrasou. Desci no terminal 1 e tive que vir para cá [terminal 3] para fazer o check-in. É muito longe. Tive dificuldade", afirmou.

Segundo o GRU Airport, concessionária responsável pelo aeroporto de Guarulhos, a mudança de terminal é uma estratégia para dar mais conforto e praticidade aos passageiros. As operações foram divididas entre os três terminais.

O terminal 1 será usado apenas para voos dentro do Brasil. No terminal 2, haverá embarque e desembarque de voos internacionais de curta distância (América do Sul) além de alguns procedimentos domésticos.

Em 2013, utilizaram o aeroporto internacional de São Paulo cerca 36 milhões de passageiros. Do total, 23,5 milhões foram de viagens domésticas e 12,5 milhões, de internacionais.

REFORMA

Os terminais 1 e 2 do aeroporto de Cumbica serão submetidos, a partir da terceira semana de outubro, à maior reforma desde que foram inaugurados, em 1985 e 1991, respectivamente.

Ao custo de R$ 200 milhões, a obra ampliará a capacidade total dos dois terminais dos atuais 25 milhões para 32 milhões de passageiros por ano -28% a mais.

Haverá ainda incremento nos espaços de circulação onde os passageiros recolhem as bagagens, nos setores de embarque e desembarque e no saguão de check-in.

A intervenção levará cerca de dois anos -começa na terceira semana de outubro e termina no segundo semestre de 2016, afirma a concessionária GRU Airport, que administra o aeroporto.


Endereço da página: