Folha de S. Paulo


Monumentos ganham luz rosa em campanha contra o câncer de mama

Monumentos de diversas cidades brasileiras vão ganhar um visual novo neste mês de outubro, com luzes rosas. A iluminação faz parte de um campanha pela prevenção e conscientização contra o câncer de mama e já pode ser vista no viaduto do Chá, no centro de São Paulo, no Cristo Redentor, no Rio, e em prédios públicos do Distrito Federal.

Além da iluminação dos monumentos, a campanha "Outubro Rosa" vai ter uma série de atividades ressaltando a necessidade da prevenção. Na capital paulista, a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) vai promover um fórum para discutir diagnóstico e tratamentos.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo também vai iluminar seu prédio de rosa e promover um desfile com mulheres que lutam contra a doença. Estudantes de moda da Faculdade Santa Marcelina desenvolverão roupas para cada uma das pacientes que participarão do desfile, marcado para o próximo dia 29.

Outras cidades do interior e de outros Estados terão ainda caminhadas, passeios ciclísticos e mutirão da mamografia. Na cidade de Jaguará do Sul (SC) e no Distrito Federal haverá exposições de fotos com mulheres mastectomizadas e no Tocantins está prevista uma mobilização para a doação de cabelo.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), órgão auxiliar do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.


Endereço da página:

Links no texto: