Folha de S. Paulo


Haddad diz que prefeitura deveria ter participação maior na segurança pública

O prefeito Fernando Haddad (PT) disse nesta sexta-feira (26) que a prefeitura precisa ter mais participação nas decisões sobre a segurança pública. Hoje em dias as decisões são tomadas exclusivamente pelo governo do Estado que coordena as polícias Militar e Civil.

Para o prefeito, a gestão da segurança pública nos municípios paulistas precisa ser compartilhada. "Um governador não tem como fazer a gestão de 645 municípios no ponto de vista da segurança pública", disse.

De acordo com Haddad, a prefeitura precisa ter maior "ascensão sobre o comando". "O caminho natural da segurança pública passa por um maior poder dado aos municípios no que diz respeito ao comando", afirmou.

Segundo o petista, a prefeitura recebe as primeiras informações e fica de "mãos atadas" para tomar qualquer decisão.

ESTATÍSTICAS

Na quinta-feira (25), a Secretaria de Estado da Segurança Pública divulgou que o Estado voltou a registrar aumento nos números de roubos no mês de agosto, em comparação com o mesmo período no ano passado.

Segundo dados da secretaria, foram 25.332 roubos registrados no mês passado, contra 22.674 de agosto de 2013 -crescimento de 11,7 %.

Na capital paulista, esse tipo de crime também cresceu, saltando de 11.407, em agosto do ano passado, para 12.961, em agosto deste ano, o que corresponde a um aumento 13,6%. Esse é o 15ª alta no número de roubos, tanto na capital quanto no Estado de São Paulo.

Apesar dos seguidos crescimentos, os dados divulgados nesta quinta-feira (25) apontam uma queda no ritmo de aumento de roubos em São Paulo. Em maio, o crescimento foi de 41,9% em relação ao mesmo mês de 2013. Em junho, foi de 21%, em julho, foi de 20,3% e em agosto, foi de 13,6%, sempre em comparação ao respectivo mês do ano anterior.

Já os homicídios caíram no Estado. Foram 325 casos registrados em agosto deste ano, contra 372 no mesmo mês de 2013, o que representa uma queda de 12,6%. Na cidade de São Paulo, os homicídios cresceram, saltando de 79 casos, em agosto do ano passado, para 84 no mês passado -crescimento de 6,3%.

Os casos de latrocínio também cresceram no mês de agosto, segundo balanço da secretaria. No Estado, o número subiu de 30, em agosto de 2013, para 33, em agosto deste ano. Já na capital paulista, esse tipo de crime aumentou de 11 para 13, no mesmo período.


Endereço da página:

Links no texto: