Folha de S. Paulo


Cumbica inicia teste para turista que tem passaporte com chip

Davi Ribeiro/Folhapress
Equipamento que será usado no aeroporto para agilizar as filas no aeroporto
Equipamento que será usado para agilizar as filas no aeroporto

Começa a funcionar nesta quinta-feira (25) no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), em fase de testes, a fila expressa para passageiros de voos internacionais.

Trata-se de equipamentos que permitem ao passageiro fazer sozinho o processo de entrada e saída do país. A medida vale apenas para brasileiros. De janeiro de 2011 a 14 de agosto de 2014, havia 7,47 milhões de passaportes emitidos com chip no Brasil. A expectativa é que até 2016 todos os passaportes brasileiros sejam com chip. Os passaportes emitidos a partir de 2011 já contam com o chip que fica na capa do documento.

Chamados de "e-gates", os aparelhos funcionam assim: o passageiro coloca o passaporte em um scanner, que libera ou não a entrada ou saída dele do país. Em seguida, o sistema faz uma espécie de leitura do rosto e confere se o passageiro é o mesmo da foto do passaporte.

Podem usar o aparelho os passageiros que têm documento com chip.

Os equipamentos foram comprados pela GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto de Cumbica.

Serão 16 equipamentos, nove no terminal 3 e sete no terminal 2.

A Polícia Federal manterá os tradicionais guichês para checagem manual do passaporte. Os e-gates serão uma opção para os passageiros –eles reduzem para até 20 segundos o tempo gasto na imigração e emigração.


Endereço da página: