Folha de S. Paulo


Apesar de relatório da Sabesp, Alckmin nega cortes de água em SP

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta terça-feira (23) que a Sabesp irá dar esclarecimentos sobre relatório que reconhece que os cortes de água em São Paulo estão relacionados com a crise de desabastecimento do Sistema Cantareira.

O tucano afirmou que, diferente do que informa relatório revelado pela Folha, não tem havido cortes de água em São Paulo. Segundo ele, a pressão tem sido reduzida no período noturno para evitar impactos no próprio sistema de distribuição.

"Não há nenhum corte. O que tem é o que existe no mundo inteiro, que chama VRP (Válvula Redutora de Pressão). Você não pode ter pressão altíssima se não põe em risco o próprio sistema. Então não tem nenhum corte", disse. "A Sabesp vai esclarecer", complementou.

O relatório "Operação Emergencial do Sistema Cantareira", de abril deste ano, contradiz o que a Sabesp tem informado desde que começaram a surgir queixas sobre cortes noturnos.

O documento foi enviado em julho pela Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos ao Ministério Público, que abriu um inquérito sobre a crise da água.

A Sabesp sempre informou que a redução na pressão noturna era feita dentro das normas técnicas, de forma a não provocar cortes, e que falhas no abastecimento por causa dela eram casos isolados.

O governador assinou nesta terça-feira (23) financiamentos com órgãos internacionais para obras de melhorias em rodovias estaduais não concedidas, executadas pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem).


Endereço da página:

Links no texto: