Folha de S. Paulo


Opinião: Ciclovia beneficia todos, atrai mais ciclistas e pode salvar vidas

É preocupante a proporção de entrevistados que vê a bicicleta como um mero instrumento de lazer, em vez de um meio de transporte. Esses 39% são evidência clara e triste de que as ciclovias são necessárias neste momento.

Não bastasse motoristas conduzirem toneladas de metal em velocidade desnecessariamente alta, com pouca perícia e atenção flutuante: grande parte deles acredita que a rua só pertence a quem o faz.

Ernesto Rodrigues/Folhapress
Ciclista pedala por ciclovia na rua Boa Vista, no centro
Ciclista pedala por ciclovia na rua Boa Vista, no centro

Idealmente, a rua é ocupada por todo cidadão, esteja guiando dezoito, quatro ou duas rodas, sem discriminação –mas sabemos que não dá para ser assim, ainda. A segmentação das vias é uma necessidade causada pelo culto ao carro, arraigado em todos nós.

Muitos podem argumentar que o investimento no transporte coletivo urge mais que quaisquer iniciativas em prol do ciclista. Concordo, mas estas não predam aquele –pelo contrário, ambas frentes devem se complementar.

Eu sei que a estrutura viária da cidade podia ser bem melhor. Mas isso não é motivo para desistirmos de fazer algo por ela, ou de exigir que todas as esferas do governo façam.

A falta de segurança é a justificativa número um entre as pessoas que conheço que querem começar a pedalar para o trabalho. É, também, uma das principais armas argumentativas dos detratores desse modal.

Mesmo que infrutífera aos olhos de alguns, que seja incompleta ou incômoda, a ciclovia tem um efeito garantido: atrair mais ciclistas. É um convite a experimentar o vento na cara e a maravilhosa constância nos tempos de deslocamento, com o bônus de potencialmente salvar vidas (de um atropelamento ou do tédio).

Em escala individual ou metropolitana, o uso da bicicleta só tem vantagens, e desencadeia um fenômeno urbano com o qual todos ganham –até quem é contra.

editoria de arte/Folhapress

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