Folha de S. Paulo


Bairro de Pinheiros, na zona oeste, ganha 1,4 km de ciclovia neste sábado

Uma nova ciclovia será entregue neste sábado (20) na região de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

Completando trajeto total de 1,4 km, o corredor passa pelas ruas dos Pinheiros, Cunha Gago e Artur de Azevedo, conectando, em duas mãos, a av. Brigadeiro Faria Lima com a rua Henrique Schaumann.

A inauguração deste trecho completa 78,3 km de vias destinadas a ciclistas implantados na gestão Haddad, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A meta da prefeitura é completar 400 km até o fim de 2015.

Com a instalação da faixa vermelha, passa a ser proibido estacionar ou parar veículos automotores no lado ímpar de todo o trecho.

APROVAÇÃO

Divulgada na quinta (18), pesquisa do Ibope feita a pedido da Rede Nossa São Paulo mostra que 87% dos entrevistados se diz favorável à criação de ciclovias, apesar de 6% afirmarem usar bicicleta com frequência.

Entre quem não a usa, as vias exclusivas para este modal são apontadas como algo que os levaria a aderir ao costume. Mas 24% disseram que nada os faria pedalar nas ruas de São Paulo.

O levantamento foi feito com base em uma amostra de 700 pessoas ouvidas entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro.

Ainda de acordo com o estudo, o índice de quem diz ter carro em casa subiu de 52%, em 2013, para 62% neste ano –e o uso do automóvel todos os dias ou quase sempre também cresceu, de 27% para 38%.

Para 70%, o trânsito está ruim ou péssimo, índice próximo ao de outras edições da pesquisa, feita desde 2008.

A pesquisa aponta que o tempo médio que cada um gasta no trânsito é de 2h46min/dia; em 2013, eram 2h15min. O cálculo inclui todos os meios.

Ao mesmo tempo, o paulistano demonstra apoio (64%) à priorização de investimentos em ônibus e metrô.


Endereço da página:

Links no texto: