Folha de S. Paulo


Polícia reforça operação contra arrastões em praias na zona sul do Rio

Iniciada há uma semana, a Operação Verão da PM do Rio será reforçada para evitar arrastões nas praias da zona sul carioca.

Neste fim de semana, a polícia vai colocar 710 agentes na região. Um helicóptero com câmeras deve sobrevoar a área e uma base será instalada na praia do Arpoador para que um policial observe a movimentação na areia.

Prevista para dezembro, a operação começou no último domingo devido à previsão de praia cheia. Na ocasião, 650 policiais foram destacados para a orla, mas não conseguiram evitar os assaltos em série.

Dessa vez, a polícia evitou tomar medidas como usar policiais à paisana em ônibus e instalar pontos de checagem. Essas ações foram usadas no início deste ano e criticadas.

O prefeito Eduardo Paes chegou a levantar a suspeita de que traficantes estariam interessados em desestabilizar a política de segurança do Rio.

A tese contraria as investigações. Dentre os 50 detidos no domingo, 80% eram menores, segundo a PM. Deste total, apenas seis ficaram presos após serem reconhecidos por vítimas.


Endereço da página: