Folha de S. Paulo


Justiça manda editora recolher revista por publicar fotos sensuais de meninas

Uma liminar (decisão provisória) da Justiça determinou que a editora Globo interrompa a distribuição e retire de circulação os exemplares já distribuídos da revista "Vogue Kids", encartada neste mês com a "Vogue". A publicação já vinha sendo criticada por publicar fotos de meninas menores de idade em poses sensuais, vestidas de biquíni.

A decisão foi divulgada na noite desta sexta-feira (12) pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), que havia entrado com uma ação cautelar contra a venda da revista, acatada agora pelo Juízo Auxiliar da Infância e Juventude do TRT (Tribunal Regional do Trabalho). A ação corre em segredo de justiça.

As queixas em relação ao ensaio "Sombra e Água Fresca" da revista chegaram ao Ministério Público Federal e Estadual e à Polícia Federal na quinta (11). Para o MPT, ela viola o princípio da proteção integral à criança previsto pela Constituição.

Reprodução
Revista
Revista "Vogue Kids" acusada de publicar fotos de meninas em poses sensuais

O instituto Alana, organização de defesa dos direitos das crianças, é autor de uma das acusações. "São garotas em poses sensuais e [existe] uma clara adultização precoce dessas crianças", afirma a psicóloga Laís Fontenelle, que integra a entidade.

Laís afirma que as crianças ainda não têm seus valores formados e que não precisam ser expostas desta forma. "O filho ou a filha brincarem com o salto alto da mãe ou com o batom em casa é saudável, faz parte do faz de conta e isso é saudável", comenta.

Segundo ela, não é saudável quando as empresas fazem salto alto para pés tamanho 20, ou com bojo para meninas de oito anos. "Assim como essas fotos, que mostram a menina tirando a blusa", afirma.

A assessoria da "Vogue Kids" publicou em sua página no Facebook uma nota em que afirma que "jamais pretendeu expor as modelos infantis a nenhuma situação inadequada". A revista diz que as fotos retratam as modelos infantis em um "clima descontraído". Leia abaixo a íntegra da nota:

A "Vogue Brasil", responsável pela publicação de Vogue Kids, em razão de recentes discussões em redes sociais envolvendo a última edição da revista, mais especificamente o ensaio de moda intitulado "Sombra e Água Fresca", vem esclarecer que jamais pretendeu expor as modelos infantis a nenhuma situação inadequada.

Seguimos princípios jornalísticos rígidos, dentre os quais o respeito incondicional aos direitos da criança e do adolescente. Como o próprio título da matéria esclarece, retratamos as modelos infantis em um clima descontraído, de férias na beira do rio. Não houve, portanto, intenção de conferir característica de sensualidade ao ensaio.

Respeitamos a diversidade de pontos de vista e iremos nos aprofundar no entendimento das diversas vozes nesse caso, buscando o aperfeiçoamento das nossas edições. Repudiamos, porém, as tentativas de associar a "Vogue Kids" ao estímulo de qualquer prática prejudicial aos menores.

Lamentamos que o açodamento e a agressividade imotivada de algumas pessoas tenham exposto desnecessariamente as menores que participaram do ensaio, que são nossa maior preocupação nesse episódio. A missão da "Vogue Kids" foi e continuará a ser a de tratar a infância com o respeito que ela merece, abordando com respeito e sensibilidade questões contemporâneas e que vão muito além dos editoriais de moda.


Endereço da página:

Links no texto: