Folha de S. Paulo


Moradores da região central de SP dizem que vias atrapalham idosos

Moradores de Santa Cecília (região central) reclamam que as ciclovias implantadas na região atrapalham a mobilidade de idosos e de pessoas com deficiência e prejudicam o embarque e desembarque de táxis.

O presidente do Conseg (Conselho de Segurança) do bairro, Fábio Fortes, diz que não é contra destinar vias às bikes, mas afirma que a implantação delas deveria ser discutida com a população antes de ser efetivada.

"Além da dificuldade de locomoção dos idosos e deficientes, o comércio também está sendo prejudicado, pois não consegue desembarcar as mercadorias. Prédios têm problemas para fazer a mudanças dos seus moradores", disse Fortes.

Ele organiza um abaixo-assinado com os moradores da região, que inclui moradores e comerciantes de Higienópolis, Campos Elíseos, Barra Funda e Campos Elíseos.

Segundo Fortes, a maioria das reclamações vem de moradores de Higienópolis. No último sábado (6), a prefeitura inaugurou 1,4 km de ciclovia entre a praça Charles Miller e o parque Buenos Aires.

"Há ruas onde, de um lado, tem ciclovia e, do outro, não pode estacionar", diz.

CET

Procurada, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmou que o plano de implantação de ciclovias foi apresentado em reunião do CMTT (Conselho Municipal de Transportes e Trânsito), em 4 de junho, abrangendo todas as regiões da capital.

A companhia disse ainda que os agentes da CET estão acompanhando as vias implantadas para avaliar o desempenho delas e, se necessário, promover ajustes.


Endereço da página:

Links no texto: