Folha de S. Paulo


Chuva atinge Cantareira, mas não alivia o nível do reservatório

A chuva de terça-feira (2) atingiu o sistema Cantareira, mas não alterou em nada o nível de armazenamento do reservatório.

De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em apenas um dia choveu no sistema Cantareira 24% do previsto para todo o mês de setembro.

De terça para quarta-feira (3), o sistema acumulou 22,2 milímetros de chuva. A média histórica para o mês é de 91,9 milímetros. Nos três primeiros dias de setembro, choveu 29,9 milímetros.

Mesmo com a chuva, o nível do Cantareira se manteve nesta quarta em 10,7% de sua capacidade, mesmo índice registrado na terça.

O Cantareira abastece atualmente 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

Em 15 de maio, o governo estadual começou a utilizar o "volume morto", como é chamada a água que fica no fundo das represas, abaixo do nível de captação das comportas.

O sistema Alto Tietê também registrou acúmulo de chuva. Foram 14,5 milímetros em um dia. A média histórica para todo o mês é de 84,5 milímetros.

Mesmo com a chuva, o nível do sistema voltou a cair, atingindo 15,2% de sua capacidade, o menor nos mais de 40 anos de história do Alto Tietê. O sistema é responsável pelo abastecimento de 4,5 milhões de pessoas da zona leste da capital paulista, além de outros municípios da Grande São Paulo.


Endereço da página: