Folha de S. Paulo


Comitiva de Icém (SP) vence concurso da Queima do Alho, em Barretos

A comitiva Água Doce, de Icém (a 496 km de São Paulo), venceu neste sábado (30) o concurso da Queima do Alho, na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (a 423 km de São Paulo).

Em segundo lugar ficou a comitiva São Jorge, de Barretos, e na terceira colocação a comitiva Ozorinho, de Mirassol (a 452 km de São Paulo).

A Queima do Alho é uma tradicional competição culinária que reproduz os costumes das refeições preparadas pelas comitivas de gado pelo interior do Brasil.

João Paulo Martins, 69, coordenador oficial do concurso e membro do Os Independentes, que organiza o evento, diz que foi a Queima do Alho que deu origem à festa de Barretos.

Aquino José/Divulgação
Karina Berranteira, de Iturama (MG), venceu concurso de berrante na categoria feminina
Karina Berranteira, de Iturama (MG), venceu concurso de berrante na categoria feminina

Em 1955, comitivas que se concentravam na cidade -e que levavam gado para o frigorífico Anglo (hoje, Friboi)- resolveram fazer um concurso para eleger quem tinha a melhor tralha e a melhor comida.

No ano seguinte, um grupo de jovens, solteiros, resolveu promover uma festa -junto com a Queima do Alho- que se tornaria décadas depois no evento mais tradicional do gênero do país e um dos principais do mundo.

CONCURSO DO BERRANTE

Junto com a Queima do Alho foi realizado ainda o concurso de berrante, que terminou empatado entre Claudio Moreto, de Formosa do Oeste (PR), e Alceu Garcia, de Barretos.

Na categoria feminina quem venceu foi Karina Barleta de Lima, 18, conhecida como Karina Berranteira, de Iturama (MG).

Segundo a organização, os dois eventos são realizados para manter viva a tradição sertaneja.

O jornalista se hospedou em Barretos a convite de Os Independentes.


Endereço da página: