Folha de S. Paulo


Greve de motoristas em Mauá entra no segundo dia e prejudica 110 mil passageiros

Motoristas e cobradores de Mauá, na Grande São Paulo, estão dois dias em greve e prejudicam cerca de 110 mil passageiros. A paralisação começou na quinta-feira (28) e continua nesta sexta-feira (29) com o terminal de ônibus no centro fechado.

No terminal há vários cartazes informando a paralisação que acontece por tempo indeterminado. Ainda na manhã desta sexta deve acontecer uma reunião entre funcionários, a viação Cidade de Mauá e o sindicato da categoria.

De acordo com os grevistas, a empresa deixou de pagar a rescisão e os direitos trabalhistas de alguns funcionários que foram demitidos. Funcionários da Empresa Auto Ônibus Santo André também aderiram ao movimento em solidariedade aos grevistas.

A empresa ainda não se pronunciou sobre o caso.

De acordo com a prefeitura, a viação opera 17 das 49 linhas existentes na cidade. A empresa de ônibus Suzantur, responsável pelo restante das linhas, também entrou em greve por solidariedade. Nenhuma linha de ônibus circula na cidade desde o meio-dia de ontem

De acordo com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) ao menos 12 linhas intermunicipais estão paralisadas.

No dia 11 deste mês, os trabalhadores já haviam feito piquete para impedir a saída dos coletivos em terminais de ônibus. Na ocasião, o responsável pela empresa comprometeu-se a acertar as homologações dos funcionários demitidos.


Endereço da página: