Folha de S. Paulo


Usuário do transporte público do Rio e SP gasta mais de 2 horas por dia

As cidades do Rio e de São Paulo aparecem em levantamento do aplicativo Moovit entre as que usuários gastam mais tempo no transporte público.

Segundo a pesquisa, que compara 17 cidades do mundo, o Rio ficou em terceiro, com 131 minutos gastos por dia, atrás de Bogotá (134) e Los Angeles (133).

São Paulo ficou em 7º, com 121 minutos. Nas duas cidades brasileiras, o tempo que se espera por ônibus, trens ou metrô é de 41 e 38 minutos, respectivamente.

Em Barcelona, cidade mais bem posicionada no levantamento, gasta-se 85 minutos por dia no transporte, dos quais 22 esperando.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Trânsito na ligação leste-oeste, em São Paulo; usuário do transporte público do Rio e SP gasta mais de 2 horas por dia
Trânsito em São Paulo; usuário do transporte público do Rio e SP gasta mais de 2 horas por dia

BRASIL

No Brasil, foram ouvidos 3.680 usuários do Moovit entre 27 de julho e 10 de agosto. O serviço está presente em 20 cidades do país e conta com creca de dois milhões de usuários.

O levantamento apontou que, em média, o usuário gasta 119 minutos por dia no transporte público, sendo 40 na espera da condução.

Mas 36% dos entrevistados disseram gastar mais de 121 minutos no transporte e 11%, mais de 61 minutos na espera.

A principal reclamação dos passageiros é com a superlotação, presente em 46% das respostas, seguida por atrasos (20%) e falta de informação (12%).

A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

A Folha publica as informações de transporte público do Moovit. A ferramenta, que pode ser acessada em folha.com/transportepublico, permite ao usuário traçar sua rota e escolher a melhor combinação de ônibus, metrô e trem para chegar ao seu destino.


Endereço da página:

Links no texto: