Folha de S. Paulo


Greve de motoristas é suspensa no Recife, mas pode ser retomada

Os motoristas, cobradores e fiscais do transporte do Recife decidirão neste domingo (24) se haverá novas paralisações ou greves a partir da semana que vem, informou o sindicato da categoria.

Na noite desta sexta-feira (22), o trabalho voltou a ser realizado normalmente depois de uma paralisação que começou na madrugada do mesmo dia e complicou a vida de moradores da região metropolitana da capital pernambucana.

O trânsito ficou comprometido, e a espera de ônibus foi superior a uma hora. Em Olinda, o portão de um terminal chegou a ser derrubado e passageiros revoltados queimaram pneus. Segundo o sindicato, a paralisação de sexta havia sido decidido fora de assembleia. Na BR-101, um ônibus foi incendiado.

A paralisação de ontem foi decretada após decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho) de reduzir de 10% para 6% o percentual de reajuste dos trabalhadores.

O sindicato diz que o encontro deste domingo não tem caráter de assembleia, mas uma reunião entre diretoria e trabalhadores. Novos rumos da categoria, porém, serão definidos nesta reunião. O sindicato também afirma que o indicativo é que não haja paralisação, mas não pode assegurar que manifestações individuais não ocorram.

Após três dias de greve no final de julho, o TRT havia concedido aumento de 10%. Na última quarta (20), o presidente do TST, ministro Antonio José de Barros Levenhagen, acatou pedido do sindicato das empresas de ônibus por entender que o reajuste havia ficado fora dos limites do poder normativo a Justiça do Trabalho.

A suspensão do reajuste vale até o julgamento do caso pela Seção de Dissídios Coletivos do TST, que ainda não tem data para acontecer.


Endereço da página:

Links no texto: