Folha de S. Paulo


Fábio Hideki aparece pela 1ª vez após ser preso em manifestação em SP

O estudante e funcionário da USP (Universidade de São Paulo) Fábio Hideki Harano apareceu em público pela primeira vez nesta segunda-feira (11) após ser preso no dia 23 de junho em um protesto na avenida Paulista, no centro da capital.

Durante a manhã, Hideki fez inclusive um breve discurso durante uma assembleia do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP), do qual faz parte, e fez uma referência a possíveis policiais infiltrados no evento.

"Vocês sabem que se deixar eu falo muito, mas eu vou tomar cuidado pois eu sei que isso aqui é uma declaração pública e antes de mais nada eu queria dar um tchau para os P2 (policiais do serviço reservado da Polícia Militar). A gente tem que tomar cuidado para não falar mais que a boca", disse.

Hideki agradeceu a todos que o incentivaram durante o período que ficou preso e disse que essa ajuda foi responsável pela libertação dele. "A gente está junto e é importante o apoio de todo mundo. Se não fosse por isso, seria capaz de eu estar mofando na cadeia ainda. É isso aí, pessoal, muito obrigado. Tamo junto", afirmou.

Veja vídeo

Imagens: Marcela Carbone / DCE da USP

Durante a assembleia, os trabalhadores decidiram pela continuidade da greve, iniciada no dia 27 de maio. Os grevistas pedem um reajuste salarial de 9,78%, mas a universidade informou que não é possível conceder reajustes.

A próxima reunião para discutir os salários da categoria está marcada para o dia 3 de setembro.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: