Folha de S. Paulo


Jovem é espancado no centro do Rio por ser suspeito de roubo

Um adolescente suspeito de roubo foi espancado na manhã desta quinta (7) por pelo menos quatro pessoas na avenida Rio Branco, umas da principais vias do centro do Rio.

A cena foi filmada pelo analista de sistema Moacir Gomes, que passava pelo local e enviou o vídeo ao site "G1".

No início da filmagem, que dura 1min48s, o adolescente, acuado na fachada da Caixa Ecônomica Federal, aparece apanhando com chutes e socos desferidos por dois homens. Em seguida, outro agressor, com uma mochila vermelha, pega impulso correndo e desfere uma "voadora" no jovem.

Segundos depois, um senhor de cabelos brancos que, de acordo com Gomes, teria sido a vítima do roubo, chega ao local e também bate no adolescente com mais chutes, socos e tapas.

Segundo o analista de sistema ao site, o jovem teria roubado o cordão de ouro do senhor que aparece nas filmagens, com outro menor, que conseguiu fugir.

Gritos de dor do jovem são ouvidos e um segurança da Caixa assiste do outro lado da porta de vidro, sem intervir.

Na filmagem, também é possível ver que pedestres passam pelo local e ignoram o que ocorre. Outras param e assistem.

Um dos espectadores intervém e diz "deixa eu filmar a cara desse palhaço". Outros pedestres clamam por "mais porrada" e sugerem "amarra no poste" - em alusão a um outro suposto menor infrator que foi espancado em fevereiro deste ano, na zona sul do Rio, e amarrado a um poste com uma tranca de bicicleta.

Na época, a polícia conseguiu prender os agressores que se intitulavam justiceiros, após críticas de especialistas ligados aos direitos humanos.

A ocorrência desta quinta-feira (8) foi registrada por policias militares do 5º BPM (Centro), que socorreram o adolescente para o Hospital Municipal Souza Aguiar, também no centro da cidade. O caso foi registrado pela Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA).

De acordo com Gilson Perdigão, delegado titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), o menor foi apreendido por "fato análogo ao crime de roubo". O delegado analisou as imagens e indiciou a vítima e o neto dele por lesão corporal contra o menor. A delegacia vai tentar identificar os outros agressores.

Até o fechamento deste texto, a assessoria da Caixa Econômica Federal não havia se pronunciado sobre o ocorrido.


Endereço da página: