Folha de S. Paulo


Grupo protesta no centro de São Paulo contra morte de pichadores por PMs

Cerca de 80 pessoas fizeram um protesto na noite desta quinta-feira (7), na região central de São Paulo, contra a morte de dois pichadores por policiais militares em um prédio na região da Mooca (zona leste). Os quatro PMs envolvidos no caso tiveram a prisão temporária decretada.

O protesto começou por volta das 18h na avenida São João e seguiu em direção à SSP (Secretaria de Segurança Pública) e depois no sentido da praça da Sé, até dispersarem por volta das 22h.

Os pichadores Alex Dalla Vecchia Costa, 32, e Ailton dos Santos, 33, foram mortos a tiros na semana passada dentro de um apartamento na região da Mooca. Na versão da polícia, eles estavam no local para roubar, mas amigos e parentes dizem que eles pretendiam apenas pichar o prédio.

Na quarta (6), o tenente-coronel Marcelino Fernandes, chefe do Departamento Técnico da Corregedoria, disse na quarta que houve "conduta irregular" e inconsistências na versão dos policiais, que demoraram para avisar a central da PM sobre o suposto confronto com os dois pichadores.

A Corregedoria ouviu também uma testemunha protegida que disse ter ouvido vários tiros em dois momentos diferentes, com intervalo de dez minutos –o que não consta do relato dos policiais, que alegam ter matado os pichadores porque eles reagiram à abordagem atirando.


Endereço da página:

Links no texto: