Folha de S. Paulo


Cerimônia do Prêmio Octavio Frias de Oliveira ocorre nesta terça-feira

Será realizada nesta terça (5), às 11h, a cerimônia de premiação da quinta edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira, iniciativa do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e do Grupo Folha.

A láurea leva o nome do publisher da Folha, que morreu em 2007.

O vencedor na categoria Pesquisa em Oncologia é um estudo da USP que levou ao desenvolvimento de uma vacina terapêutica, em fase experimental, que ataca lesões e tumores causados pelo HPV (papilomavírus humano).

Na categoria Inovação Tecnológica, ganhou uma pesquisa que gerou uma nova linhagem celular para a produção de um anticorpo monoclonal com potencial para combater células tumorais.

Ela foi feita pelo Instituto Butantan em parceria com a USP, a empresa Recepta Biopharma e o Instituto Ludwig.

A cirurgiã Angelita Habr-Gama, professora titular da USP, é a vencedora da categoria Personalidade em Destaque. Ela desenvolveu um método para tratar o câncer de reto que combina radioterapia e quimioterapia e evita a amputação do órgão.

Para cada categoria, o prêmio é de R$ 16 mil e um certificado. A comissão julgadora reúne professores da USP, representantes da Fapesp (fundação paulista de amparo à pesquisa) e das academias de medicina e de ciências.


Endereço da página: