Folha de S. Paulo


Polícia inicia escavação em busca de corpo de Eliza Samudio

A Polícia Civil de Minas Gerais iniciou na manhã desta sexta-feira (25) a escavação em busca do corpo de Eliza Samudio, ex-amante de Bruno Fernandes de Souza desaparecida desde 2010.

No ano passado, o ex-goleiro do Flamengo Bruno foi condenado a 22 anos e três meses de prisão pela morte de Eliza, mesmo a polícia não tendo achado o corpo. Nesta quinta-feira (24), porém, o primo do ex-jogador Jorge Rosa Sales, 21, disse numa entrevista saber onde está o corpo da moça.

Sales foi para Belo Horizonte para ajudar a polícia nas buscas. Com base nas declarações dele, as equipes da polícia estão na rua Aranhas, no bairro Santa Clara, no município de Vespasiano, região metropolitana de BH. O primo do ex-jogador está no local acompanhando a escavação.

Douglas Magno/O Tempo/Folhapress
Jorge Rosa Sales, 21, primo do goleiro Bruno Fernandes, disse a suposta localização do corpo de Eliza Samudio
Jorge Rosa Sales, 21, primo do goleiro Bruno Fernandes, disse a suposta localização do corpo de Eliza

Sales confirmou o local em depoimento ao delegado Walter Pinto, chefe do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), durante interrogatório realizado no final da tarde de quinta-feira (24) em Belo Horizonte. Antes, a entrevista de Sales foi dada à Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, onde ele mora.

A polícia está trabalhando em um lote desocupado da rua Aranhas. O terreno é íngreme e a área está isolada. A intensa chuva dificulta o trabalho dos policiais.

Por volta das 12h, a escavação foi interrompida –deve ser retomada no início da tarde. Segundo os policiais, um objeto parecendo uma bota e uma luva foram encontrados no local

À Folha um vizinho do terreno afirmou achar difícil que o corpo esteja lá. Segundo o marceneiro José Cassiano Pereira, 57, que mora na mesma casa há 20 anos, ele e outros vizinhos teriam percebido a movimentação para abertura do buraco usado como cova e do grupo levando o corpo após o assassinato.

'NO SACO'

Na entrevista, o primo de Bruno afirmou também que Eliza foi asfixiada por Bola, apelido do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, que também foi condenado a 22 anos de prisão. "Depois ele veio com uma faca branca e deu um talhe no pulso dela e arrancou [o pulso]. Não tem nada de esquartejamento, não. Ela está inteira. Só o pedaço da mão dela que tiraram."

Sales disse que o bebê, filho de Eliza e que tinha quatro meses à época, ficou por alguns instantes em seu colo.

Depois de ser assassinada, ainda segundo Sales, Eliza foi enrolada em um lençol e em um saco preto de plástico com zíper. O corpo dela foi então colocado no porta-malas de um veículo e levado ao local onde havia um buraco cavado com uma escavadeira.

"Só chegou e jogou ela lá como se fosse nada. Pegamos e enterramos", disse Sales, referindo-se a Bola e Macarrão –como é chamado Luiz Romão, ex-secretário e braço direito de Bruno, condenado a 15 anos de prisão.

Durante a entrevista, Sales justificou sua participação no crime dizendo que gostava de manusear armas e era o único que sabia lidar com armamentos. "Me chamou e eu fui", disse.

Sales era menor de idade na época do crime, cumpriu uma medida socioeducativa após ser condenado e está em liberdade há dois anos.


Endereço da página: