Folha de S. Paulo


MTST faz nova manifestação e trava trânsito no centro de São Paulo

Manifestantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) fazem um protesto e travam ruas do centro de São Paulo na tarde desta quarta-feira (23).

De acordo com o MTST, 5.000 pessoas participam da manifestação que é contra a reintegração de posse da área do Portal do Povo, no Morumbi (zona oeste de SP). A PM fala em 2.500 pessoas.

"Aqui tem um bando de louco, louco por moradia. Aqueles que acham que é pouco, não conhecem as noites frias", gritam os manifestantes fazendo uma paródia de um dos gritos da torcida do Corinthians.

Joel Silva/Folhapress
Manifestantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) no vão livre do Masp
Manifestantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) no vão livre do Masp

Após fechar faixas da Paulista, os manifestantes seguiram pela rua da Consolação. Por volta das 15h20, os sem-teto caminhavam pela rua Xavier de Toledo, na região do viaduto do Chá. A ideia do grupo é caminhar até a sede da Secretaria da Habitação, no centro.

Nos 60 mil metros quadrados do Portal do Povo, área invadida no Morumbi, 4.000 famílias estão instaladas há quase um mês para reivindicar casa própria, segundo divulga a coordenação do MTST.

No último sábado, a Folha revelou que os sem-teto inflaram a invasão na zona oeste da capital com barracas vazias.

Por dois dias seguidos a reportagem esteve no local, em horários diversos, e verificou que a maioria das barracas só serve para demarcar território – e tentar vaga futura no cadastro da casa própria.

O comando do movimento alegou, após ser questionado, que as 4.000 famílias "ocupam" a área, mas que há um revezamento durante a noite.


Endereço da página:

Links no texto: