Folha de S. Paulo


Protesto no Recife acaba com um ferido e um detido

Uma pessoa ficou ferida e outra foi detida pela Polícia Militar durante um protesto na manhã desta quarta-feira (23) no terminal da Macaxeira, na zona norte do Recife.

A manifestação teve como motivação o atraso dos ônibus na linha Barro/Macaxeira.

O protesto começou às 6h30 e durou cerca de quatro horas. O terminal de ônibus chegou a ser fechado pelos manifestantes, o que provocou congestionamentos na região.

Segundo o 11º Batalhão da Polícia Militar, a pessoa detida foi flagrada tentando invadir um dos coletivos e incitando os manifestantes contra os policiais. O homem foi levado à Central de Flagrantes para prestar depoimento.

O Batalhão de Choque foi acionado e chegou ao local por volta das 9h30. Os policiais jogaram bombas de efeito moral e atiraram balas de borracha. Um pedreiro foi atingido por bala de borracha no pescoço.

A manifestação acabou por volta das 10h30, e o terminal foi reaberto. Uma viatura da Patrulha do Bairro e policiais militares continuavam no local no começo da tarde para garantir a segurança dos usuários.

De acordo com o consórcio Grande Recife, responsável pelo transporte coletivo na cidade e na região metropolitana, os atrasos na linha de ônibus são provocados pelos congestionamentos na rodovia BR 101, que atravessa Recife.

Um representante do consórcio esteve no terminal no momento do protesto para ouvir as reivindicações dos passageiros.

Em reunião realizada nesta tarde, representantes do consórcio anunciaram uma série de medidas para tentar melhorar a situação a partir desta quinta-feira (24): a frota de ônibus nas linhas de maior demanda terá mais sete veículos, mais 12 facilitadores de acesso ajudarão no embarque e desembarque de passageiros no terminal (no total, serão 16 profissionais de manhã e 20 à tarde) e haverá reforço na equipe de fiscalização.

Bobby Fabisak/JC Imagem/Folhapress
Passageiros de ônibus fazem protesto na frente de terminal; uma pessoa ficou ferida e outra detida
Passageiros de ônibus fazem protesto na frente de terminal; uma pessoa ficou ferida e outra detida

Endereço da página: