Folha de S. Paulo


Metrô readmite dois funcionários demitidos após greve em São Paulo

O Metrô informou na tarde desta quinta-feira (17) que readmitiu dois dos 42 funcionários demitidos após a greve dos metroviários, ocorrida em junho. As demissões foram criticadas e chegaram a render uma multa à empresa por parte do Ministério do Trabalho.

Em nota, o Metrô afirmou nesta quinta que "assegurou a todos o direito de ampla defesa em respeito às garantias individuais e apreço a classe dos metroviários. (...) E que a reintegração dos dois funcionários é prova da correção e senso de justiça que balizam a relação do Metrô com seus funcionários."

Na época das demissões, o Metrô havia dito que as demissões "não se baseavam no ato de greve, mas em razão de abusos cometidos durante o período de greve". A empresa apontava a participação deles em arrombamentos em estações, forçaram a saída de passageiros de vagões e usaram aviso sonoro das estações de forma indevida, promovendo a greve.

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) havia julgado a greve ilegal um dia antes das demissões. A Justiça também estabeleceu multa de R$ 900 mil ao sindicato por não manter 100% da frota operando no horário de pico e 70% nos demais horários, como havia sido determinado.

GREVE

A greve dos metroviários começou em 5 de junho e durou até a noite do dia 9. Durante os cinco dias de paralisação, apenas as linhas 4-amarela e 5-lilás operaram normalmente.

As outras três funcionaram parcialmente devido ao deslocamento de outros funcionários, como supervisores. Com esse deslocamento de trabalhadores, houve casos de piquetes de grevistas para tentar impedir o trabalho.

O reajuste dado à categoria foi de 8,7%, após determinação da Justiça. O percentual é o mesmo proposto pelo Metrô –os metroviários pediam 12,2%. O último reajuste da categoria foi de 8% ante INPC de 7,2%, em 2013. O piso atual é de R$ 1.323,55

Sem acordo, os trabalhadores decidiram encerrar a greve, mas fizeram algumas manifestações para que as demissões por justa causa fossem reavaliadas.


Endereço da página:

Links no texto: