Folha de S. Paulo


Moradores de Itu fazem procissão para pedir chuva

Moradores de Itu, que estão sob racionamento de água há cinco meses, resolveram apelar aos céus para que volte a chover na cidade.

Na quarta-feira (9), eles saíram em caminhada organizada pelo padre Francisco Carlos Rossi, da paróquia da Candelária, pedindo que Deus mande chuva para a região.

"Assim como o profeta Elias em um momento da história também suplicou a Deus, e Deus mandou chuva. Nós nos baseamos em situações bíblicas e, diante da necessidade de água, pedimos por todas as cidades, não só por Itu", disse o padre.

A procissão, que começou às 9h e acabou uma hora depois, surtiu efeito, segundo Rossi. Às 15h, chovia em Itu.

Divulgação
Fiéis participam de procissão em Itu, que vive racionamento, para pedir que volte a chover
Fiéis participam de procissão em Itu, que vive racionamento, para pedir que volte a chover

"Deu uma pancadinha de chuva à tarde, que chegou a fazer enxurrada. À noite foi melhor, durou a madrugada. Mas ainda falta muito para chover o que precisamos."

Segundo estimativa da paróquia, cerca de 2.000 pessoas participaram da caminhada de 2 km. No destino final, a igreja Santa Cruz, os fiéis fizeram orações e lavaram simbolicamente uma cruz com a água que traziam em garrafas.

Padre Rossi conta que se inspirou em outra caminhada, realizada há 70 anos em um período de estiagem parecido com o que os moradores da cidade vivem agora.

Sobre o prazo para que a graça seja alcançada, ele desconversa. "É de acordo com a vontade de Deus, nossa vontade e nosso merecimento."

Como o racionamento deve permanecer pelos próximos 90 dias, moradores estão comprando caixas-d'água para colocar na garagem e bombas para fazer a água subir até os reservatórios da casa.

A venda de caixas-d'água mais que dobrou nos últimos meses, segundo vendedores. A fila de espera é de até 15 dias.


Endereço da página: