Folha de S. Paulo


Quadrilha rouba 50 cães de raça do canil municipal de Gravataí, no RS

Um quadrilha fortemente armada invadiu o canil municipal de Gravataí (região metropolitana de Porto Alegre) e roubou cerca de 50 cães de raça, na madrugada de domingo (7).

Cerca de dez homens vestindo coletes da Polícia Federal chegaram ao canil, no bairro Costa do Ipiranga, por volta da 1h. Eles disseram a dois funcionários de plantão que tinham um mandado de busca e apreensão a cumprir.

Um dos plantonistas foi rendido pela quadrilha quando se aproximou da grade de proteção para dizer que iria avisar a FMMA (Fundação Municipal de Meio Ambiente) sobre o mandado.

Neste momento, os ladrões mostraram as armas e invadiram o local. Irritados, eles ainda agrediram o funcionário do canil disse que ia ligar para a FMMA.

Divulgação/Prefeitura Municipal de Gravataí
Quadrilha rouba 50 cães de raça do canil municipal de Gravataí no RS
Quadrilha rouba 50 cães de raça do canil municipal de Gravataí, no RS

Após invadir o local, os ladrões algemaram os dois plantonistas e foram diretamente a um local onde estavam cães de raça que tinham sido recolhidos de um canil clandestino, no bairro Itacolomi, em junho deste ano.

"Eles foram direto ao local onde estavam os animais apreendidos, pegaram o máximo que puderam e colocaram em veículos", disse Márcio Rocha, coordenador do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal.

Os ladrões colocaram cerca de 50 cachorros de raças como yorkshire, dobermann, chihuahua e pug em vários carros. Antes da fuga, soltaram o restante dos animais no pátio do canil para gerar confusão. A FMMA estima que no local havia cerca de 500 cães.

Segundo Rocha, os cães roubados fazem parte de um grupo de 149 que foram apreendidos de um canil clandestino. "Os cães roubados valem em média entre R$ 1.000 e R$ 2.000, cada um", disse Rocha.

A Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil e Ministério Público trabalham em conjunto para tentar localizar os animais desparecidos e prender os suspeitos.


Endereço da página: