Folha de S. Paulo


Primeiro dia da 2ª fase do vestibular da Unesp tem 20% de abstenção

Um em cada cinco selecionados para a segunda fase do vestibular de meio de ano da Unesp (Universidade Estadual Paulista) faltou no primeiro dia de provas, neste sábado (21).

Foram 2.251 ausentes em meio a um total de 9.009 candidatos desta etapa, de acordo com a Vunesp (fundação que prepara e aplica o vestibular da universidade).

A abstenção deste ano foi menor do que a do primeiro dia da segunda fase em 2013, quando 23,6% candidatos faltaram.

A Vunesp afirma que o índice de ausentes nesta fase do vestibular é alto devido ao grande número de treineiros –estudantes que não concluíram o ensino médio, mas se inscrevem para verificar seu desempenho no exame. Segundo a instituição, 41% dos selecionados para a segunda fase se enquadram nesse perfil.

SELEÇÃO

As provas acontecem entre hoje e amanhã (22/6) nas cidades de São Paulo, Bauru, Campinas, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Registro, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Na prova de hoje são aplicadas 24 questões de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. O gabarito oficial deve ser divulgado no site da Vunesp na manhã deste domingo (22).

No segundo dia, candidatos responderão a 12 questões de Linguagens e Códigos e farão uma redação.

Ambas as provas têm quatro horas e meia de duração. A lista dos convocados para a segunda fase pode ser consultados no site da Vunesp.

Ao todo, são ofertadas 420 vagas para os cursos de agronomia, zootecnia e engenharias ambiental, civil, de controle e automação, de produção, elétrica e mecânica.

Mais de 18 mil estudantes se inscreveram para o vestibular de meio de ano, sendo que 12,9 mil concorrem a uma vaga, e outros 5,3 mil são treineiros.

O curso mais disputado neste semestre é engenharia civil em Ilha Solteira, com 52,8 candidatos por vaga.

O resultado dos classificados sairá no dia 15 de julho, também no site da fundação.


Endereço da página:

Links no texto: