Folha de S. Paulo


A 40 minutos do jogo da seleção, trânsito chegou a 302 km de lentidão

Faltando apenas 40 minutos para o início do jogo da seleção contra o México, pela Copa do Mundo, o trânsito de São Paulo atingiu 302 km de lentidão, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

O índice representa 34,8% dos 868 km de vias monitoradas pela empresa, que não contabiliza nem a média nem o histórico de congestionamentos na faixa das 15h.

Entre os horários contabilizados, o último recorde foi alcançado às 19h do dia 23 de maio, quando houve 344 km de filas, o equivalente a 40% das vias monitoradas.

Editoria de Arte/Folhapress

Muitas empresas liberaram seus funcionários para assistirem ao jogo da seleção momentos antes da partida, que começa às 16h, e isso levou o caos aos trânsito da cidade.

Em muitas avenidas, motoqueiros passavam buzinando entre os carros e forçando passagem. "Chutaram meu carro quando eu tentei mudar de faixa", disse a motorista Marcia Souto, que disse estar na avenida Rebouças há uma hora.

Um casal de motoqueiros foi parado por policiais militares por tentarem fugir do trânsito dirigindo pela calçada.

Ana Krepp/ Folhapress
Policiais militares param casal de motoqueiros que passavam pela calçada para fugir do trânsito
Policiais militares param casal de motoqueiros que passavam pela calçada para fugir do trânsito

TRENS LOTADOS

Mesmo com esquema especial de funcionamento, o metrô e os trens da CPTM também ficaram lotados na tarde desta terça-feira (17).

Embora a partida aconteça em Fortaleza a partir das 16h, as duas empresas reforçaram a quantidade de trens no início da tarde.

Passageiros ouvidos pela Folha relataram não ter conseguido embarcar nos trens da linha 4-amarela, no sentido Luz, e da linha 3-vermelha, no sentido Itaquera, tamanha a lotação.

Estações como Santa Cecília, Brás, República e Anhangabaú (próximo ao local onde ocorre a Fan Fest da Fifa em São Paulo, com transmissão do jogo) estavam abarrotadas de gente.

Alguns passageiros chegaram a pegar trens no sentido oposto ao desejado para tentar embarcar em vagões mais vazios em estações mais distantes.


Endereço da página: