Folha de S. Paulo


Faixas elevam velocidade de ônibus, mas prejudicam carros em SP

Dados da prefeitura apontam que as faixas exclusivas de ônibus implantadas pela gestão Fernando Haddad (PT) melhoraram o desempenho dos ônibus nas vias que receberam a medida, mas tiveram impacto menor no sistema de transporte como um todo.

Por outro lado, houve uma piora na velocidade do trânsito geral e um aumento nos índices de congestionamento.

Apesar disso, não houve uma grande mudança nos hábitos do paulistano.

O número de passageiros nos ônibus não cresceu significativamente com as novas faixas. Do começo de 2013 até o mesmo período deste ano, ficou praticamente estável –o aumento foi de 0,3%. Ao mesmo tempo, a frota de carros da cidade cresceu 3%.

Para especialistas, são necessárias mudanças estruturais, como na organização das linhas e na requalificação dos corredores existentes –que ficam à direita das vias–, além de tirar do papel os projetos de novos corredores, para que haja impacto maior.

A gestão diz que as faixas foram apenas o primeiro passo, mas que já foram responsáveis por reduzir o tempo gasto no transporte. Levantamento feito no ano passado, e citado sempre por Haddad, apontou uma economia de 38 minutos por dia, em média, nos tempos de viagem.

Editoria de Arte/Folhapress

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