Folha de S. Paulo


Sem-teto invadem capela na Sé durante protesto contra despejo

Um grupo de sem-teto invadiu na manhã desta terça-feira uma capela pertencente à Ordem Terceira do Carmo, na Sé, região central de São Paulo. Segundo funcionários da capela ouvidos pela Folha, os sem-teto quebraram o portão ao invadir o local. A reportagem conferiu o portão quebrado. O MSTS (Movimento dos Sem-Teto de São Paulo), nega.

"Se é uma casa de Deus, por que não deixar um cristão filho de Deus morar lá?", disse o líder do movimento, Robinson Nascimento Santos, 31.

O grupo invasor fazia parte de uma ocupação de 51 famílias no edifício Nazaré, na praça da Sé. Por volta das 6h, eles haviam bloqueado a região da rua Boa Vista e protestavam contra o cumprimento de reintegração de posse do prédio, que pertence à ordem religiosa.

De acordo com a Polícia Militar, 200 pessoas participaram do ato. Os sem-teto também colocaram objetos no meio da rua e fizeram uma espécie de barricada para impedir a passagem dos veículos.

Segundo o movimento, o prédio na Sé foi ocupado há quatro meses. Os sem-teto querem, principalmente, que todas as famílias sejam incluídas na lista habitacional da prefeitura. "Queremos casas para a atual gestão. O que a prefeitura propõe é habitação só para depois da gestão Haddad, não queremos isso", disse o líder do movimento, Robinson Nascimento Santos, 31.

Após reunião de negociação entre os advogados dos sem-teto e da ordem religiosa, foi definida uma nova data para a reintegração de posse do edifício: 8 de junho, às 6h.

"Ganhamos mais 12 dias para negociar com a prefeitura. Vamos sair pacificamente se as famílias forem cadastradas. Caso contrário, haverá resistência", afirmou Santos.

A advogada da Ordem Terceira do Carmo, Mariana Cosmo, confirma o acordo. Segundo ela, ainda não há uma decisão quanto ao portão quebrado durante a invasão da capela.


Endereço da página: