Folha de S. Paulo


Marronzinhos prometem fazer paralisação nesta terça em SP

Agentes de trânsito da cidade de São Paulo prometem fazer uma doação coletiva de sangue nesta terça-feira (27) e paralisar parte do serviço de trânsito desde o início da manhã. Em 2012, um ato semelhante causou lentidão acima da média na capital e motoristas aproveitaram a falta de fiscalização para cometer infrações.

A diretora de Comunicação do Sindviários (sindicato dos agentes de trânsito), Marina Retameiro, afirmou que cada funcionário poderá escolher o local onde quer fazer a doação de sangue, mas a concentração será no Hospital das Clínicas (região central). Após a doação, os marronzinhos podem ficar em casa o restante do dia sem ter o período descontado do salário.

"Estamos em processo de negociação e pedimos 12% de reajuste, mas até agora a prefeitura só ofereceu 5,2%. Caso não haja acordo, faremos uma paralisação de 24 horas no dia 4 de junho e uma greve geral no dia 9", disse Retameiro.

Segundo ela, não é possível saber quais áreas serão afetadas na paralisação desta terça (27), pois isso dependerá da adesão dos funcionários. Em 2012, a maior parte da faixa reversível da Radial Leste não foi instalada e pontos importantes da cidade ficaram sem fiscalização durante todo o dia, como as avenidas 9 de Julho, Brasil, Paulista e Rebouças.

Segundo estimativa do sindicato, em 2012 cerca de 1.500 funcionários aderiram à paralisação. A estimativa é hoje trabalhem 4.300 pessoas na companhia.

Segundo a CET, 1.854 funcionários trabalham como agentes de trânsito operacional –nas ruas.


Endereço da página: