Folha de S. Paulo


Em protesto, professores municipais de SP fecham pista da av. 23 de Maio

Professores da rede municipal de ensino fazem uma passeata no centro de São Paulo na noite desta quarta-feira. Por volta das 19h20, a avenida 23 de Maio, sentido aeroporto de Congonhas, estava completamente interditada pelos manifestantes na altura do viaduto Tutoia.

Os funcionários pretendem chegar até a sede da Secretaria Municipal da Educação, na Vila Clementino, na zona sul. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda que os motoristas evitem a região.

Mais cedo, os professores fizeram uma assembleia no viaduto do Chá, na frente da prefeitura. Segundo a Polícia Militar, o ato promovido pelo Sinpeem, maior sindicato da educação municipal de São Paulo, reuniu cerca de 1.500 pessoas no centro da cidade.

Os professores decidiram continuar a greve da categoria iniciada no último dia 23.

Segundo a Secretaria Municipal da Educação, hoje a greve dos docentes paralisou as aulas em 53 das 1.326 escolas da rede de ensino da prefeitura.

Uma das principais exigências do movimento grevista é a incorporação aos salários, ainda neste ano, de um abono de 13,43% aos que ganham piso salarial, percentual prometido pela gestão Fernando Haddad (PT) para maio de 2015.

Com a incorporação, o índice valeria também para os aposentados e não apenas para os profissionais ativos. E pode incidir no cálculo de outros benefícios aos educadores.

A prefeitura diz não ter recursos para a incorporação neste ano. Afirma também que todos os profissionais da educação, inclusive os aposentados, já ganharão neste ano outro reajuste de 13,43%.

A gestão municipal afirma que a greve foi deflagrada em um momento em que as partes ainda negociavam e que já atendeu diversos pedidos da categoria. Os exemplos citados foram a extensão do abono para todos os profissionais da rede, como os gestores (a princípio era apenas para os professores); e a diminuição do peso das faltas no cálculo do pagamento de bonificação anual.


Endereço da página:

Links no texto: