Folha de S. Paulo


Alckmin anuncia Museu da Diversidade na avenida Paulista, em SP

Na abertura da 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que vai transformar uma casa histórica da avenida Paulista em Museu da Diversidade, dedicado à memória da comunidade gay.

Conhecido como casarão Franco de Mello, o imóvel fica entre as ruas Augusta e Ministro Rocha Azevedo. "Quem quiser, pode ver a casa no número 1919 da av. Paulista. Ela está em mau estado, mas será inteirinha reformada para abrigar o museu", disse o governador.

Juca Varella - 10.jul.13/Folhapress
Alckmin anunciou a criação do Museu da Diversidade em casarão da av. Paulista
Alckmin anunciou a criação do Museu da Diversidade em casarão da av. Paulista

O governo, porém, ainda não tem projeto para o museu, nem estimativa dos custos da reforma. Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) já determinou que o Estado desapropriará o local. O governo estadual, porém, ainda aguarda o direito de uso.

O casarão, construído em 1905, é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e passa por ação de desapropriação indireta, que ainda não foi concluída.

Ainda assim, a iniciativa extraiu aplausos de militantes LGBT reunidos na manhã deste domingo (4) para coletiva de imprensa da Parada Gay, que ocorre neste domingo.

MAIORIDADE

Considerada uma das maiores do mundo, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo completa hoje 18 anos.

O evento, que normalmente ocorre durante o feriado de Corpus Christi, foi antecipado devido ao calendário da Copa do Mundo, cuja abertura acontecerá na capital paulista no dia 12 de junho.

A concentração começou às 10h na frente do prédio da Gazeta, na altura do número 900 da av. Paulista. Ao longo do dia, 14 trios elétricos desfilarão pela via e pela rua da Consolação, até a praça Roosevelt.

O show de encerramento acontece na praça da República, a partir das 19h, e terá atrações como Wanessa e Pedro Lima.


Endereço da página:

Links no texto: