Folha de S. Paulo


Ex-dono da Escola Base morre após sofrer infarto em São Paulo

Icushiro Shimada, um dos antigos proprietários da Escola Base, morreu em sua casa no último dia 16, em São Paulo, aos 70 anos, depois de sofrer um infarto.

A informação foi confirmada ontem pelo advogado dele, Kalil Rocha Abdalla.

Shimada foi uma das pessoas acusadas erroneamente no caso da Escola Base –que consistiu na divulgação de denúncias de abuso sexual contra crianças da instituição no bairro da Aclimação.

O episódio, divulgado em 1994, ficou conhecido como um dos mais marcantes erros cometidos pela imprensa.

A partir de acusações precipitadas, feitas por um delegado e reproduzidas pela imprensa, a escola foi depredada e depois fechou.

A história veio à tona quando duas mães foram a uma delegacia para denunciar que seus filhos de 4 anos haviam sido vítimas de abuso na instituição. Elas acusaram os proprietários da Base –Ichushiro Shimada e Maria Aparecida Shimada– de serem os responsáveis pelos crimes.

Ao final das investigações, o inquérito foi arquivado por falta de provas e todos os suspeitos foram inocentados.

Os donos ajuizaram ações de indenização contra o Estado e empresas de comunicação. A Justiça deu ganho de causa em alguns, e outros estão em análise de recursos.

Shimada já havia sofrido um infarto do miocárdio em 1994. A mulher dele, Maria Aparecida, morreu de câncer em 2007. Ele deixa um filho.

Segundo o advogado, a família não queria se manifestar.


Endereço da página: