Folha de S. Paulo


Câmara fecha acessos para evitar entrada de manifestantes sem-teto

Cerca de 3.000 integrantes de movimentos sem-teto, segundo organizadores, estão em frente à Câmara Municipal de São Paulo para exigir a aprovação do novo Plano Diretor, que definirá as diretrizes para o crescimento da cidade nos próximos 16 anos. A PM não informou uma estimativa de público.

Os acessos ao público, porém, foram fechados porque, segundo guardas metropolitanos da Casa, o plenário não comporta a quantidade de pessoas.

O grupo promete se manter no local até a votação do texto, o que só deve ocorrer à noite, já que o projeto terá que ser discutido em plenário.

Uma das faixas do viaduto Jacareí está totalmente bloqueada, restando apenas a segunda, o que causa congestionamentos na região central.

Gilberto Bergamim Junior/Folhapress
Manifestantes sem-teto são impedidos de entrar na Câmara Municipal de SP para acompanhar votação do Plano Diretor
Manifestantes sem-teto são impedidos de entrar na Câmara Municipal de SP para acompanhar votação do Plano Diretor

Houve confusão por volta das 14h, quando manifestantes tentaram entrar à força, mas foram impedidos pelos PMs e guardas metropolitanos.

Um grupo de líderes dos movimentos já teve acesso ao prédio para acompanhar as discussões no plenário.

Os sem-teto vêm negociando com o prefeito Fernando Haddad (PT) a construção de moradias para famílias de baixa renda desde o início do mandato.

O Plano Diretor prevê a ampliação da reserva de áreas para Habitacão de Interesse Social (HIS) e de Mercado Popular (HMP). O projeto prevê priorizar as habitações de 0 a 3 salários (HIS).

Editoria de Arte/Folhapress

NA JUSTIÇA

O presidente da Câmara, José Américo (PT), disse que esteve hoje no Tribunal de Juatiça para conversar com desembargadores para saber se o projeto pode ser votado.

Isso porque uma liminar da Justiça considerou irregular audiências públicas realizadas em 5 e 6 de abril para debater o plano.

Américo disse a vereadores durante a reunião de líderes da Casa que a liminar não impede a votação.

O PSDB, porém, diz que é arriscado votar por causa das questões judiciais.


Endereço da página: